sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pixes - biografia

Esta banda é citada frequentemente como uma grande influência no rock alternativo dos anos 90.
Formados em 1986 por Black Francis, David Lovering, Kim Deal e Joey Santiago, os Pixies lançaram quatro álbuns, de 1988 a 1991, todos na 4AD.

O grupo começou quando Charles Thompson (Black Francis) e Joey Santiago partilharam um quarto na universidade. Começaram a tocar juntos e em 1986 formaram a banda. Duas semanas depois Kim Deal juntou-se como baixista e o seu marido sugeriu, para baterista, David Lovering.


O nome do grupo foi tirado à sorte do dicionário por Santiago, que gostou da definição "pequenos elfos travessos".
O primeiro nome do grupo foi Pixies In Panoply, depois encurtado para o que conhecemos hoje.
O contrato com a 4AD surgiu após a gravação de uma demo com 18 músicas, que chegou às mãos de Ivo Watts-Russell (fundador da empresa).
O EP Come On Pilgrim surge em sequência dessa primeira demo com 18 faixas, das quais foram escolhidas oito.
Em 1988 foi lançado o primeiro álbum, Surfer Rosa. As letras estranhas de Black Francis, a guitarra descontrolada de Santiago e o baixo mais harmonioso de Deal já estavam presentes, mas o disco não chegou mais alto que 93º na tabela de singles britânica (Gigantic). Ainda assim é citado como um dos discos preferidos de vários artistas como PJ Harvey, Billy Corgan e Kurt Cobain.
Como uma das muitas curiosidades deste disco, há a conversa de estúdio que o produtor Steve Albini inseriu na gravação, conhecida como "You Fuckin' Die!(I Said)". A conversa foi propositadamente deixada na gravação porque Albini queria ter algum tipo de bricadeira de estúdio. (A conversa entre Deal e Black Francis é na brincadeira.)


Gil Norton produziu o segundo disco dos Pixies, Doolittle, lançado em 1989. Este álbum tem um som mais limpo e menos rude do que os anteriores registos, principalmente porque o "budget" era quatro vezes maior. Chegou a oitavo na tabela britânica, e os singles Here Comes Your Man e Monkey Gone To Heaven alcançaram a terceira e quinta posições na tabela de singles norte-americana. em 1995 passou a disco de ouro.

Depois do lançamento de Doolittle, a relação entre Black Francis e Kim Deal começou a tornar-se mais tensa, a ponto de Santiago e Francis pensarem despedir a baixista.
Por causa disso, depois da digressão deste disco, a banda fez um hiato, altura em que Deal fundou as Breeders, Francis viajou pelos Estados Unidos, Santiago fez uma viagem de auto-encontro e Lovering foi para a Jamaica.

Bossanova foi lançado em 1990, com todas as músicas a serem escritas por Black Francis.
Muito menos selvagem, mais harmonioso e inspirado no surf-rock, chegou a terceiro na tabela de vendas do Reino Unido.
Os singles Velouria e Dig For Fire, alcançaram o quarto e 11º posto nos EUA.


As notícias sobre uma eventual separação já andavam no ar, mas ainda houve tempo para Trompe Le Monde, de 1991.
O álbum teve uma recepção pior que os seus antecessores, mas mesmo assim chegou a sétimo no Reino Unido.
Head On e Letter To Memphis foram sexto na tabela de singles americana.

Os Pixies ainda colaboraram num tributo a Leonard Cohen e participaram na digressão dos U2, mas em 1993 Black Francis anunciou o fim da banda, notificando Santiago e Deal da sua decisão.

Em 2004 (no entretanto Black Francis mudou o nome para Frank Black e lançou três discos a solo), os Pixies voltaram a reunir-se e preparam actualmente um novo disco com os membros originais.


Para ouvir,
Debaser, música dedicada e inspirada no realizador Luis Buñuel, que realizou Un Chien Andalou (em conjunto com Salvador Dalí), filme surrealista que começa com uma imagem do olho de uma mulher cortado por uma lâmina (está na letra da canção a referência.) É do disco Dolittle.

1 comentário:

O Puto disse...

São, sem dúvida alguma, uma das bandas mais influentes do indie rock. Também prestei a minha pequena homenagem a eles neste post.